Horario

sábado, 31 de maio de 2014

Chuva diária

Porque ocorre a chuva em um lugar  tao quente e úmido?


Ocorre a evapotranspiração e a evaporação na região norte.

Como ocorre?

Evaporação-

Acontece q a região Norte é muito quente então,com o calor do sol aquescendo a água,é evaporada e condensada(carrega as núvens de vapor)e quando esfria aquela água condensada,acaba virando em forma líquida e faz chover.



Evapotranspiração-

Acontece a evapotranspiraçao qque ocorre pela transpiração da planta,que é avaporada e dá um ar de nublado(ar frio)que deixa a região úmida e fazendo chover diariamente,ocorrendo os dois ciclos de evapotranspiração e evaporação.


Fonte:Professor Jeorge Martins

Zona franca de Manaus

A Zona Franca de Manaus (ZFM) é uma zona franca da cidade de Manaus, criada em 1967 pelo governo federal para impulsionar o desenvolvimento econômico da Amazônia Ocidental. Administrado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), o pólo industrial abriga na atualidade (2012) cerca de 600 indústrias,1 especialmente concentradas nos setores de televisão, informática e motocicletas. Nos últimos anos, o pólo recebeu um novo impulso com os incentivos fiscais para a implantação da tecnologia de TV digital no Brasil.
A ZFM compreende três pólos econômicos: comercial, industrial e agropecuário. O primeiro teve maior ascensão até o final da década de 80, quando o Brasil adotava o regime de economia fechada. O industrial é considerado a base de sustentação da ZFM. O pólo Industrial de Manaus possui aproximadamente 600 indústrias de alta tecnologia gerando mais de meio milhão de empregos, diretos e indiretos, principalmente nos segmentos de eletroeletrônicos, duas rodas e químico. Entre os produtos fabricados destacam-se: aparelhos celulares e de áudio e vídeo, televisores, motocicletas, concentrados para refrigerantes, entre outros. O pólo Agropecuário abriga projetos voltados à atividades de produção de alimentos, agroindústria, piscicultura, turismo, beneficiamento de madeira, entre outras.

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) comemora, nesta quinta-feira (28), 46 anos de existência com a  261ª Reunião do CAS, Conselho de Administração da autarquia na sede da instituição. Com a responsabilidade de constituir um modelo de desenvolvimento para a Amazônia, o órgão conta com conquistas, mas também lida com desafios. O principal deles, conforme o empresariado do Amazonas, continua sendo captar recursos desenvolvimentistas para a Região Norte.
Criada pelo Decreto-lei nº 288, de 28 de fevereiro de 1967, a Suframa coleciona algumas vitórias de investimento federal para a capital amazonense. Uma das mais recentes está o anúncio da expansão do Distrito Industrial na Zona Leste de Manaus. Atuando como agência de incentivo federal, a Suframa tem papel fundamental na geração de empregos e desenvolvimento industrial da Região Norte.



Fonte:Jeorge Martins

Região Norte

Clima

A região norte, como um todo, tem seu clima extremamente influenciado pela floresta amazônica. Na região, o clima predominante é o equatorial. É caracterizado por ser um local quente, úmido e que tem muitas chuvas. O inverno é a estação do ano em que algumas regiões sofrem o efeito da friagem, que causa uma brusca queda de temperatura, como nas cidades de Porto Velho-RO e Rio Branco-AC.Por essas características tem uma amplitude térmica muito baixa (amplitude térmica é a variação entre a temperatura máxima e a temperatura mínima). Isso se explica pela presença de calor e de muita água. Essa combinação causa a evaporação; por isso, o ar tende  ficar mais úmido. Não à toa, a região norte é a mais úmida do Brasil.


Essas chuvas costumam acontecer no período do mês de dezembro até o de maio, sendo que de junho até novembro é marcado pela falta de chuva. Um fenômeno curioso é que todos os finais de tarde acontecem as chamadas “chuvas de hora certa”, que se formam pelo aumento da temperatura, no início do dia (assim, evaporando mais água e concentrando o vapor em nuvens) e, depois, pela queda da temperatura conforme o dia passa. Essa queda na temperatura, razão do sol já não esquentar como em horários anteriores, força a esse vapor a se transformar em chuva. Como esses fenômenos ocorrem todos os dias e, geralmente, no mesmo horário, a chuva fica conhecida como “chuva de hora certa”. Conheça também sobre chuva ácida, ocasionada pelaqueima de combustíveis fósseis.




Vegetação


A vegetação dessa região é uma das razões pelas quais ela é mais conhecida. Prova disso é que, aproximadamente, 90% da área dessa região é ocupada pela Floresta Amazônica (isso sem considerar a devastação dessa floresta) . Tendo uma imensa variedade de espécies dentro da principal floresta do mundo, a vegetação dessa região também apresenta algumas variedades. O que prevalece é a formação de árvores entrelaçadas, largas e altas, chamada de floresta latifoliada equatorial. Também existem mangues (especialmente no litoral), cerrado  e campos de hiléia.


Um exemplo dessa variedade é a mata igapó: tem solo chamado de “terra firme” e não absorve a água das chuvas que caem e, por isso, tem o solo constantemente inundado e tem espécies características dessa área como as plantas  jauari e a vitória-régia.

    Apesar de ser uma área de proteção ambiental e ser uma maravilha admirada por todo o mundo, a floresta amazônica, suas espécies de árvores e animais estão, vários deles, ameaçados de extinção por conta da devastação dessa floresta. Esse desmatamento ocorre, principalmente, por  conta de exploração ilegal que busca madeira para produção de móveis e outros.



Fonte:
http://regiao-norte.info/mos/view/Clima-Vegeta%C3%A7%C3%A3o_Regi%C3%A3o_Norte_do_Brasil/