Zona franca de Manaus
A Zona Franca de Manaus (ZFM) é uma zona franca da cidade de Manaus, criada em 1967 pelo governo federal para impulsionar o desenvolvimento econômico da Amazônia Ocidental. Administrado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), o pólo industrial abriga na atualidade (2012) cerca de 600 indústrias,1 especialmente concentradas nos setores de televisão, informática e motocicletas. Nos últimos anos, o pólo recebeu um novo impulso com os incentivos fiscais para a implantação da tecnologia de TV digital no Brasil.
A ZFM compreende três pólos econômicos: comercial, industrial e agropecuário. O primeiro teve maior ascensão até o final da década de 80, quando o Brasil adotava o regime de economia fechada. O industrial é considerado a base de sustentação da ZFM. O pólo Industrial de Manaus possui aproximadamente 600 indústrias de alta tecnologia gerando mais de meio milhão de empregos, diretos e indiretos, principalmente nos segmentos de eletroeletrônicos, duas rodas e químico. Entre os produtos fabricados destacam-se: aparelhos celulares e de áudio e vídeo, televisores, motocicletas, concentrados para refrigerantes, entre outros. O pólo Agropecuário abriga projetos voltados à atividades de produção de alimentos, agroindústria, piscicultura, turismo, beneficiamento de madeira, entre outras.
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) comemora, nesta quinta-feira (28), 46 anos de existência com a 261ª Reunião do CAS, Conselho de Administração da autarquia na sede da instituição. Com a responsabilidade de constituir um modelo de desenvolvimento para a Amazônia, o órgão conta com conquistas, mas também lida com desafios. O principal deles, conforme o empresariado do Amazonas, continua sendo captar recursos desenvolvimentistas para a Região Norte.
Criada pelo Decreto-lei nº 288, de 28 de fevereiro de 1967, a Suframa coleciona algumas vitórias de investimento federal para a capital amazonense. Uma das mais recentes está o anúncio da expansão do Distrito Industrial na Zona Leste de Manaus. Atuando como agência de incentivo federal, a Suframa tem papel fundamental na geração de empregos e desenvolvimento industrial da Região Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário