Desmatamento
Amazônia
Conflitos-
Neste trabalho os fenômenos da violência no campo e do desmatamentona fronteira amazônica são tratados analiticamente de forma integrada.A relação é estabelecida a partir da observação do processo histórico deocupação da região, da identificação da natureza da ocupação das terras,e da dinâmica do processo do desmatamento.

Expansão agropecuaria-
Na amazônia, a expansão da fronteira agrícola criou o marco geográfico do “Arco do Desmatamento”. É lá que avança a substituição da cobertura florestal pela produção agropecuária. Um processo caro que exige enormes somas de financiamento. E o pior: na sua maioria, o dinheiro tem saído dos cofres de bancos públicos.
Exploração Madereira-
O desmatamento ou a exploração ilegal de madeira na Amazônia é um dos piores crimes contra a natureza que o homem poderia cometer. Maior floresta tropical do planeta, a Amazônia têm sido alvo dos maiores desmatamentos. Segundo dados do Governo Federal e do Greenpeace, cerca de 80% de toda a exploração madeireira na região é feita de maneira ilegal, ou seja, 80% desta atividade, naquela região, é criminosa.
Apesar disso, esse processo destrutivo continua avançando, sob os olhos atônitos e incapazes da sociedade e do próprio Governo.
Queimadas-
Na região norte do Brasil, está localizada a Floresta Amazônica, cujo clima equatorial, quente e com altos níveis de umidade do ar, influencia as chuvas em outras regiões do país. Trata-se da maior floresta equatorial do mundo, que dispõe de cerca de 1/3 das reservas de água doce do planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário